Vol. 1, No. 2, JAN/2012

 
ISSN 2237-2024

Como publicar

Critérios para envio de artigos

Introdução

Este documento tem como objetivo estabelecer diretrizes para os colaboradores, explicitando a linha editorial da Revista e as características de suas publicações. Pretende-se, desta forma, estabelecer relacionamento mais produtivo entre os Colaboradores e a Revista, alinhando expectativas quanto ao perfil de trabalhos a serem publicados. Os trabalhos remetidos à Revista Pensar serão encaminhados aos membros do conselho editorial, que decidirão sobre sua aceitação.

Características específicas dos artigos

Os artigos a serem publicados na revista devem possuir formato que valorize a sua

  1. Apresentação do objetivo conceitual;
  2. Desenvolvimento do raciocínio;
  3. Conclusões;
  4. Podem abordar a ampla variedade de tópicos e práticas de Direito, em diferentes setores industriais, áreas geográficas e especialidades funcionais.

Eventualmente, artigos versando sobre outros temas poderão ser avaliados para publicação, caso o assunto seja considerado de interesse para o público da Revista.
Os artigos dos alunos serão encaminhados diretamente ao Professor de Metodologia ou à Coordenação de Curso.

Objetivo da Revista

Os leitores devem se sentir motivados a estabelecer uma agenda de discussão dentro dos conceitos expostos na Revista. Para isso, os artigos devem provocar discussões inéditas que contribuam para:

  1. Incrementar a experiência nas áreas e atuação da Faculdade;
  2. Melhorar o entendimento sobre como lidar com os crescentes desafios da Administração, Comunicação e Direito;
  3. Oferecer novas idéias e abordagens diferentes de Administração, Comunicação e Direito;
  4. Relatar as melhores práticas e técnicas utilizadas;
  5. Incentivar a pesquisa, a leitura e a escrita;
  6. Analisar soluções inovadoras de casos práticos;
  7. Comunicar pesquisas recentes.

Norma para Apresentação de Trabalhos

  1. Nossos futuros leitores são alunos, professores, praticantes de Administração, Comunicação e Direito e a Comunidade Acadêmica, em geral. As variadas posições ocupadas por eles significam que a formação e os conhecimentos que possuem são bastante diferentes. Para que todos os trabalhos sejam acessíveis a todos os leitores, é importante que tenham linguagem e apresentação adequadas;
  2. Clareza e concisão no desenvolvimento das idéias são fundamentais, assim como o uso adequado da Língua Portuguesa;
  3. Sugere-se ao autor que o trabalho passe por uma revisão gramatical antes de seu encaminhamento à revista. Caso o texto seja resultado de dissertação, tese ou seminário, seu formato e sua linguagem devem seguir esse mesmo princípio. Quando se escreve um trabalho desta natureza, não se pode esquecer do leitor;
  4. Não se deve enviar, para publicação, artigo que já tenha sido editado ou aceito para publicação em outras revistas;
  5. Os artigos publicados pelos alunos serão computados como atividade complementar, de acordo com as normas institucionais;
  6. O material deverá ser enviado via e-mail ou CD, acompanhado de duas vias impressas;
  7. Deverão ser destacados, em folha à parte, cinco parágrafos ou frases do texto (chamadas). Deverá conter um resumo ressaltando objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho, bem como as palavras-chaves, objetivando sua difusão;
  8. O autor deverá enviar autorização para publicação e endereço completo, telefone, fax e correio eletrônico do autor.
  9. Deverá(ão) ser apresentado(s) o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve curriculum vitae, relatando a experiência profissional e/ou acadêmica, endereço, números do telefone e do fax e e-mail. Se forem dois ou mais de três, os demais deverão ser apresentados como colaboradores.
  10. Os originais não serão devolvidos;
  11. Os trabalhos deverão ser enviados para:

Revista Pensar
Rua Timbiras, 1532 – 14º andar
Centro

30140-061 – Belo Horizonte – MG
Tel: (31) 2103-2103 E-mail: revistapensar@faculdadepromove.br

Formatação do trabalho:
1. Cada Trabalho deverá incluir:

    1. Título em português, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do artigo;
    2. Nome do autor recuado à direita com nota de rodapé citando suas qualificações e instituição à qual é vinculado;
    3. Resumo e palavras-chaves em português;
    4. Texto de acordo com as normas abaixo;
    5. Referências bibliográficas.
  1. Configuração da página: superior e esquerda: 3cm; inferior e direita: 2cm.
  2. Deverá estar em formato PDF, utilizando caracteres Arial, tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre linhas, sem identificação do(s) autor(s) no corpo do trabalho;
  3. Não deverá exceder a 20 laudas, incluindo notas e referências bibliográficas;
  4. O texto deverá apresentar os parágrafos recuados a 2cm, sem espaços entre eles;
  5. Citações de até três linhas deverão ser incluídas no texto, entre aspas;
  6. Citações com mais de três linhas deverão constituir parágrafo independente, recuada a 4cm da margem esquerda, com tamanho 10 e espaçamento 1 entre linhas, dispensando as aspas neste caso;
  7. Palavras estrangeiras deverão ser citadas em itálico;
  8. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas normalizadas de acordo com a ABNT, e estar citadas no texto.

Emissão de certificado

Para os artigos selecionados e incluídos na Revista, a Faculdade providenciará a emissão de certificado com os dados da sua publicação.

 
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