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Vol. 1, No. 2, JAN/2012
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ISSN 2237-2024 |
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Artigos de Gestão e Administração |
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REFERÊNCIAS DE TEMPORALIDADE EM UMA INSTITUIÇÃO PENAL |
Jessé Saturnino Junior |
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Este texto tenta produzir uma reflexão sobre o uso do tempo em uma instituição prisional que, sociologicamente, pode ser denominada como uma instituição total, visto que o controle do tempo e do espaço é uma das formas de punição predominante nas sociedades ocidentais e socialmente legitimada.
PALAVRAS-CHAVE: Usos do tempo. Instituição total. Prisão.
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A PRECARIZAÇÃO DO EMPREGO NA SOCIEDADE CAPITALISTA LIBERAL |
Alberto Rocha Cavalcante |
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Este artigo apresenta algumas considerações sobre a questão do trabalho e do emprego no sistema capitalista atual. Procura investigar se procede ou não o discurso apologético dos ultraliberais contra as garantias do emprego formal e das diversas proteções jurídicas no mundo do trabalho. Procura desmistificar, ainda, que o desemprego e a precarização das formas de trabalho no capitalismo atual não são somente frutos de um fenômeno estrutural e irreversível inerente ao sistema capitalista. Trata-se, sobretudo, de um momento determinado historicamente, com escolhas e decisões a favor da intensificação do capitalismo especulativo-financeiro.
PALAVRAS-CHAVE: Ultraliberais; Trabalho; Emprego; Precarização; Opção Política; Capitalismo especulativo-financeiro.
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SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS EM CLÍNICAS DE BELO HORIZONTE: EXPECTATIVA E PERCEPÇÃO DOS CLIENTES |
Alexandre Henrique de Melo Luiz Marcelo Antonialli |
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O crescimento do setor de serviços tem evidenciado a importância das clínicas odontológicas dedicarem maior atenção à qualidade dos serviços prestados. Nesse sentido, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar a expectativa e a percepção da qualidade pelos clientes com os serviços prestados por clínicas odontológicas de Belo Horizonte - MG. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo survey, na qual os dados foram coletados com base em uma amostra de 403 clientes no momento em que esperavam para ser atendidos nas clínicas pesquisadas. Como principal conclusão, destaca-se que a qualidade percebida pelos clientes pesquisados esteve bem abaixo da qualidade esperada para todas as 22 variáveis, e também, para as cinco dimensões da escala SERVQUAL (elementos tangíveis, confiabilidade, capacidade de resposta, segurança e empatia). Espera-se que os resultados da presente pesquisa possam contribuir com informações úteis que possam subsidiar os gestores das clínicas odontológicas de Belo Horizonte, no sentido de planejarem e dedicarem esforços para alavancar o profissionalismo e melhorarem a qualidade dos serviços prestados aos clientes.
PALAVRAS-CHAVE: expectativa, percepção, qualidade de serviços, clínicas odontológicas, escala SERVQUAL.
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A AVALIAÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS COMO FERRAMENTA COMPLEMENTAR PARA O GERENCIAMENTO ORGANIZACIONAL |
Ana Cristina Marques de Carvalho Leonardo Pellegrino de Souza |
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Este artigo trata, fundamentalmente, de um assunto recente: ativos intangíveis, também conhecidos como capital intelectual. Conceitua e caracteriza os ativos intangíveis, analisando suas diversas classificações e categorias propostas na literatura. Discute a importância da avaliação dos ativos intangíveis como ferramenta complementar para o gerenciamento organizacional, relatando estudos de casos. Sugere a combinação de medidas financeiras e não-financeiras para a realização da avaliação, alertando para suas limitações,principalmente no que tange à interpretação dessas medidas. Salienta que, antes de proceder à avaliação, faz-se necessário estabelecer sua finalidade e determinar a quem interessam os resultados.
PALAVRAS-CHAVE: Ativos intangíveis, Capital intelectual, Avaliação.
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CAPITAL INTELECTUAL: AO LAPIDAREM SEUS RECURSOS, AS EMPRESAS DESCOBREM A MINA DE OURO |
Armando Sérgio de Aguiar Filho |
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: Num cenário de mercado impactado por mudanças constantes, em que é fundamental gerenciar bem os recursos humanos de forma a torná-los uma vantagem competitiva, a organização que sai na frente encontra, nos seus talentos, atitudes e ideias, a estratégia adequada para se posicionar frente aos desafios que cercam o mundo empresarial.
PALAVRAS–CHAVE: Recursos Humanos, Conhecimento, Capital Intelectual.
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A RETENÇÃO DO CONHECIMENTO DE OFICIAIS SUPERIORES DA RESERVA DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA |
Giovanna Alexia Meirelles |
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Este trabalho tem por objetivo analisar o tema do conhecimento no quadro de recursos humanos da Polícia Militar de Minas Gerais, especificamente o conhecimento que é produzido por indivíduos dessa instituição e não é retido por ela quando seus componentes já são oficiais superiores e se retiram para a reserva. Para estudar como se processa a produção e a retenção do conhecimento nessa instituição, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório. Foram realizadas entrevistas com oficiais superiores da reserva, os quais puderam discorrer sobre ações a serem tomadas para que o conhecimento angariado por oficiais, principalmente o tipo de conhecimento tácito, não viesse a se perder com a saída para a reserva. O resultado do trabalho apresenta sugestões de estratégias para que o conhecimento do oficial superior não se perca. Ao mesmo tempo, durante as entrevistas, foi evidenciado outro ponto relevante que garante o interesse dos oficiais superiores da reserva em participar da gestão do conhecimento da PMMG e que estimula os atuais oficiais da PM a fazerem o mesmo: os laços que unem os oficiais à corporação. Os indivíduos que compõem a organização estabelecem relações fortes com a instituição, assim como é forte o significado do trabalho em suas vidas. Os vínculos com a organização preservam sua identidade.
PALAVRAS-CHAVE: Retenção do conhecimento; Polícia Militar; Aprendizagem organizacional.
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A GESTÃO DO CONHECIMENTO E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO |
Luiz Otávio Borges Duarte |
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A Gestão do Conhecimento é um dos temas mais importantes da atualidade para as organizações. Este artigo propõe uma discussão sobre como as tecnologias da informação e os sistemas de informação se relacionam com a gestão do conhecimento. Ele esboça como essas ferramentas podem contribuir para que a gestão do conhecimento possa ser realizada da melhor maneira possível pelas organizações, aproveitando ao máximo todos os seus recursos. Conclui-se, então, que as tecnologias úteis para a gestão do conhecimento são aquelas que atuam como um meio e não como um fim, para propiciar integração de pessoas, facilitar a eliminação de fronteiras entre setores ou departamentos, ajudar na prevenção de fragmentação de informações e possibilitar a criação de redes globais para a partilha do conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: gestão do conhecimento, tecnologia da informação, sistemas de informação.
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COMPORTAMENTO DO CLIENTE DE SHOPPING CENTER |
Vinícius Castilho Vargas |
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este artigo desenvolveu-se com o objetivo de avaliar o comportamento do cliente de shopping center, a partir da identificação do perfil dos consumidores, dos atributos que afetam sua decisão em frequentar esses centros comerciais, como alternativa de entretenimento e compra, bem como identificar os fatores determinantes do comportamento do cliente de shopping center. Para tal, foi realizado levantamento do tipo survey, de natureza descritiva com base em um corte transversal, com variáveis quantitativas, totalizando 330 entrevistas pessoais em regiões periféricas ao BH Shopping, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, utilizando questionários estruturados, apenas com questões fechadas. Observou-se que os principais atributos considerados foram: ser grande e espaçoso; ser coberto; ter facilidade de deslocamento interno via portas automáticas elevadores e escadas rolantes; ter praça de alimentação; ter variedade de produtos e lojas; ter cinema, ter um ambiente seguro e ter facilidade de compra em um único local. Quanto aos fatores, foram selecionados 7: infraestrutura e ambiente; produtos/serviços que oferecem entretenimento; grifes famosas e variedade; "geração shopping center"; sortimento e comodidade; conveniência e segurança e entretenimento.
PALAVRAS-CHAVE: Shopping Center; comportamento do consumidor; pesquisas.
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PEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO INICIAL |
Elaine Soares de Amorim
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O presente artigo apresenta uma visão crítica de uma pedagoga inserida no contexto da Educação Superior. É uma reflexão sobre a importância deste profissional da educação no sentido de auxílio à prática docente que atende a um público específico. Para tanto, é elucidado o conceito de Andragogia, através do qual é justificado o ponto de vista da autora.
PALAVRAS-CHAVE: Educação – Ensino Superior – Andragogia.
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PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE INFLUÊNCIA ENTRE OS PARES |
Maria do Carmo Teixeira Costa |
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O relacionamento entre pessoas, seja em nível pessoal ou profissional, estabelece relações sociais de influência capazes de promover adequações, obediência, submissão, podendo gerar conformidade, constrangimentos e conflitos. Buscou-se identificar e categorizar as formas das influências nas relações entre docentes e sua interferência no cotidiano acadêmico. A pesquisa foi realizada com base na percepção de treze docentes, todos ministrando aulas em cursos de Administração, na região de Belo Horizonte. A pergunta de partida: Como ocorrem as relações de influência entre docentes, no ambiente acadêmico? A hipótese levantada para essas relações que ocorrem num mesmo nível hierárquico dentro da estrutura organizacional é a de que elas suscitam comportamentos que refletem a realidade da dinâmica do trabalho, sob o aspecto formal e informal, e sob o ponto de vista do imaginário social. A entrevista estruturada foi o instrumento de pesquisa utilizado e os sujeitos, em amostragem não probabilística, foram indicados pela técnica da bola de neve. O desenvolvimento da análise, para a identificação dos aspectos temáticos relevantes, gerou uma plataforma capaz de destacar como resultado final as doze categorias identificadas como formas comuns das relações de influência entre docentes. Como contribuição sobre o tema, ressalta-se a necessidade de verificar em grupo docente de outras áreas do saber, o cotidiano e a vivência profissional, possibilitando comparações e ampliando o conhecimento.
PALAVRAS-CHAVE: Cotidiano acadêmico. Dinâmica do trabalho. Gestão acadêmica. Relações de influência entre docentes.
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